PANTANAL MARIMBUS

A Chapada Diamantina guarda riquezas naturais incríveis e uma delas com certeza é Marimbus, um mini pantanal no semi árido baiano – uma grande planície inundável composta por uma rede de lagoas de águas mansas interligadas e alimentadas pelo rio Santo Antônio. Pode ter certeza que será um dia inesquecível de conexão com a natureza!

 

Lilian Leyve, CC BY-SA 4.0 , via Wikimedia Commons Plantas aquáticas de Marimbus

Marimbus possui duas entradas: uma por Lençóis e outra por Andaraí. Para quem está em Mucugê, ir por Andaraí é mais perto, mas converse com seu guia antes de decidir porque a entrada por Lençóis revela outras descobertas, como passar pela comunidade quilombola do Remanso, reconhecida como patrimônio cultural pelo Ministério da Cultura e de onde saem os barcos para o passeio.

Com canoas e remadores contratados, aproveite o deslizar sob as águas escuras do rio e o silêncio que ecoa por lá para observar a fauna e flora característica do pantanal, marcado por pássaros diversos e plantas aquáticas de belas flores exóticas. O banho é na Cachoeira do Roncador.

 

Alexandre Magno Teles Zimerer, CC BY-SA 4.0 via Wikimedia Commons Clique de um voo de garças

Geralmente o roteiro com as agências inclui parada para almoço na Fazenda Roncador, cujo acesso é por uma trilha simples e plana em meio à mata. O fogão à lenha com comida caseira e a simplicidade do lugar transformam essa refeição em mais uma experiência deliciosa do passeio. Você vai voltar maravilhado!

Ciroamado, CC BY-SA 4.0 via Wikimedia Commons Águas escuras espelham o céu
Compartilhe esta publicação: